CPA

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL) é regulamentada pela Lei 10.861, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES ) e é o órgão responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. 

A CPA tem como competências conduzir os processos de avaliação internos da FACSUL, sistematizar e disponibilizar dados e informações para a gestão administrativa e acadêmica. É composta por um grupo de pessoas, representada por diversos segmentos da comunidade acadêmica e sociedade civil, capazes de assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo avaliativo.

Fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação proposta pela FACSUL, o aumento da eficácia institucional, da efetividade acadêmica e social, especialmente, do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Ainda em relação ao processo de autoavaliação, a CPA utiliza-se de instrumentos de avaliação (questionários) por ela desenvolvidos, e representam  importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca de melhorias na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

FACSUL entende que o sucesso da CPA dependerá da participação ativa de cada um dos membros que compõem sua comunidade acadêmica, a saber: estudantes, professores, tutores, técnicos administrativos além da  Sociedade civil organizada.

Composição atual:

  1. Coordenador: Prof. Edilson da Costa
  2. Representante do Corpo Docente: Prof. Marco Antonio Rotta
  3. Representante do Corpo Técnico-Administrativo: Sandra de Fátima Jaymes
  4. Representante do Corpo Discente: Pedro Henrique Marquezini
  5. Representante da Sociedade Civil: Marcos Antonio Fracaro

Documentação

Dúvidas frequentes

 O QUE É A CPA?

A CPA – Comissão Própria de Avaliação, tem por finalidade conduzir o processo de autoavaliação institucional e promover o aprofundamento dos compromissos e responsabilidades da FACSUL – Faculdade de Campina Grande do Sul, por meio da valorização de sua missão, afirmando a autonomia e a identidade institucional, observando e seguindo os critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei nº 10.861, de 14/04/2004) objetivando a melhoria da qualidade da educação superior, o aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.

 

QUAL A COMPOSIÇÃO DA CPA?

A CPA é formada por 1 representante do Corpo Docente, 1 representante do Corpo Técnico-Administrativo, 1 representante do Corpo Discente e 1 representante da Sociedade Civil Organizada.

COMO É FEITA A ESCOLHA DOS REPRESENTANTES?

Os representantes do corpo docente, técnico-administrativo e discente são indicados e convidados pela Direção Geral. A formalização da participação do representante da sociedade civil é feita por meio de convite pelo Diretor Geral.

OS REPRESENTANTES RECEBEM RECURSOS FINANCEIROS PARA FAZEREM PARTE DA CPA?

Não, a atuação dos representantes na CPA é voluntária, o que possibilita maior autonomia dos mesmos para realizar uma análise independente, com contribuições e críticas.

DE QUE MODO O REPRESENTANTE COLABORA PARA O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO?

Observando o segmento que representa, os membros ficam atentos às demandas que surgem no contato com seus pares, bem como, na rotina de atividades que realiza no seu ambiente. Os representantes também monitoram os resultados das avaliações, avaliando o andamento das atividades da equipe, e sobretudo sugerindo constantes ajustes no processo de autoavaliação.

 

COMO É ORGANIZADO O PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO ?

A autoavaliação na FACSUL segue as diretrizes propostas pelo MEC e INEP, além de ser conduzida pelos procedimentos de seu Projeto de Autoavaliação Institucional, além do Regulamento da CPA.

COMO SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS DURANTE A AUTOAVALIAÇÃO?

Após finalizada a etapa de coleta de dados é iniciado o processo de tabulação e análise, esse trabalho resulta em um relatório, onde a Comissão Própria de Avaliação da FACSUL apontará as potencialidades e fragilidades naquele período.

COMO SÃO DIVULGADOS RESULTADOS DA AUTOVALIAÇÃO?

Os resultados são repassados de várias formas. Inicialmente, por e-mail para os diretores e coordenadores de curso da FACSUL para acompanhamento e confecção de um plano de ação. Os resultados também serão disponibilizados no Site da Instituição e amplamente divulgados nos ambientes da faculdade (banners).